O Centro Capixaba de Desenvolvimento Metal Mecânico (CDMEC) é uma entidade sem fins lucrativos composta por empresas sediadas no Espírito Santo. Surgiu com o objetivo de fortalecer um dos mais importantes setores capixaba, e atualmente, atua nesse cenário como Organização Social e está empenhado em sua missão de fomentar a inovação e explorar o potencial de nosso Estado.
Fomentar a cultura de inovação
Ser referência em inovação
Em 2017, o CDMEC completa 29 anos de atuação intensa em prol do desenvolvimento do setor metalmecânico capixaba, atuando em consonância com o SINDIFER. Grandes conquistas foram alcançadas, fruto do apoio dos parceiros e mantenedores, propiciando que diversas empresas do estado se tornassem referência no pais.
Há um ano atuando como Escritório de Projetos, voltado para as atividades de Inovação e Tecnologia, com apoio do Governo do Estado, Instituições de Ensino e Investidores, o CDMEC tornou-se o local adequado para discutir desafios tecnológicos, proporcionando o surgimento de novas empresas e profissionais. Temos discutido com todos, mostrando a necessidade de mudar a forma de trabalhar. Precisamos encontrar soluções diferenciadas que permitam aumentar a competitividade das empresas capixabas com soluções inovadoras.
Estamos no início, é necessário fazer mais e com rapidez, junto com os parceiros.
Obrigado a todos, em especial à diretoria, conselhos, associados e colaboradores.
O CDMEC surgiu para fortalecer um dos principais setores econômicos do Estado. No dia 30 de novembro de 1988, um convênio de cooperação técnica e financeira entre o BANDES, Vale, ArcelorMittal Tubarão e Fibria, possibilitou a criação da Entidade. Nesse dia, representantes de 15 empresas do setor metalmecânico elaboraram o estatuto e elegeram o Presidente e o Conselho Fiscal e Administrativo. O primeiro Presidente foi o Sr. Geraldo Del Puppo (in memoriam).
Os 15 associados se empenhavam em um cenário onde o setor metalmecânico passava a produzir peças e acessórios para grandes empresas, além de dar manutenção em máquinas e equipamentos. Atualmente, conta com a participação de 85 empresas associadas, sediadas no Estado do Espírito Santo.
No início, o CDMEC voltava-se para a capacitação e maior incentivo à formação de consórcios de empresas para atuar na busca de oportunidades oferecidas pelos grandes fornecedores nas fases de proposta e de negociação de grandes investimentos; na promoção de visitas e reuniões junto às empresas detentoras de tecnologia, no Brasil e no exterior; na melhoria da mão de obra operacional e da qualidade técnica/gerencial; e na realização de plano de ação visando aumentar o uso do aço na construção civil estadual.
Em mais de duas décadas de atividades, o CDMEC ampliou o seu foco e compromisso, passando a organizar as demandas do arranjo produtivo, bem como a promoção de uma rede articulada entre os fornecedores locais e as grandes empresas instaladas no Estado.
A instituição cresceu, se fortaleceu, e com ela as pequenas e médias empresas locais aumentaram sua competitividade e estão participando ativamente de diversos contratos junto à grandes indústrias locais.
Atualmente, o CDMEC segue atuando como articulador entre seus associados e as grandes empresas, instituições de apoio e de classe, universidades e demais centros de produção técnica e científica. Além disso, possui parceria com o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Espírito Santo (PDF). Isso possibilitou que o setor passasse de 1% para 50% de participação no fornecimento para o mercado capixaba, entre fabricação de bens e serviços de montagens.
O CDMEC busca ampliar o fornecimento local, procurando desenvolver, não só o setor metalmecânico, mas todas as cadeias produtivas envolvidas no processo. Diversas ações são realizadas, entre elas:
Algumas de nossas ações |
---|
1. Cerimônia de troca de gestão (Abril 2016) |
2. Ação em apoio ao retorno das Operações da Samarco (Junho 2016) |
3. Promoção da MECSHOW (Julho 2016) |
4. Seminário de Microfusão - Eng. José Antônio Reinelli (Setembro 2016) |
5. Seminário de Tecnologias Robóticas Submarinas - Daniel Schmidt (Outubro 2016) |
6. Palestra Senai – Luis Carlos de Souza Vieira (Novembro 2016) |
7. Palestra de Propriedade intelectual, Cecilia Hasner e Poliana Zorzal (Novembro 2016) |
8. Ferramentas e Técnicas em Gerenciamento de Projetos – Compete Engenharia (Novembro 2016) |
9. Workshop Desafios e Demandas de Inovação ArcelorMittal (Novembro 2016) |
10. Palestra fatores críticos de sucesso dos projetos - Renato Guéron (Dezembro 2016) |
11. Participação Audiências Públicas da Samarco (Dezembro 2016) |
12. Mapeamento de resíduos em Parceria com Destine Já (Fevereiro 2017) |
13. Visitas aos associados |
14. Diagnóstico de inovação do setor metalmecânico (Março 2017) |