(27) 3227-6767 contato@cdmec.com.br

Como gerar perspectivas para o mercado de 2022

Implantar uma nova ideia em um processo exige que se demonstre a sua viabilidade técnica e a demonstração do retorno do investimento. Se, por exemplo, o custo adicional ao processo gira torno de R$ 5mil, mas uma estimativa do resultado índia que esse investimento se traduzirá em um lucro superior a R$ 50 mil em um período relativamente curto, está demonstrado que vale a pena prosseguir com a implantação.

Entretanto, a implantação de um Sistema de Gerenciamento da Qualidade (SGQ) baseado nos requisitos da Norma ISO 9001:2015 exige que se vá um pouco além com as comprovações de custo-benefício, as quais não são tão simplesmente demonstráveis como no caso anterior. Estabelecer os parâmetros para a avaliação desse tipo de implantação não um procedimento trivial. Muitos fatores estão envolvidos na adoção do SGQ, mas, uma vez que eles sejam compreendidos, torna-se mais fácil essa avaliação. É preciso, então, entender a norma para que seja possível identificar quais serão os benefícios que a Norma trará para a empresa.

Abaixo são apresentados seis benefícios gerados pela adoção de um Sistema de Gerenciamento da Qualidade baseado na Norma ISO 9001:2015. Eles vão desde o maior alcance e da maior visibilidade da empresa no mercado até a redução dos custos e o aumento do lucro que se torna cada vez mais significativo.

Benefícios de um Sistema de Gerenciamento da Qualidade baseado na Norma ISO 9001

Empresas grandes, médias ou pequenas já demonstraram, ao longo dos anos, que elas obtiveram benefícios tangíveis e intangíveis com a adoção de um SGQ com base na Norma ISO 9001:2015. Uma significativa economia com a redução de custos e com o aumento da sua eficiência operacional são apenas dois resultados importantes trazidos pela adoção da Norma. A seguir, são descritos abaixo seis benefícios da adoção de um SGQ baseado na Norma ISO 9001.

  1. Aumento na credibilidade e melhora na imagem da empresa
    A Norma ISO 9001 é a base para se criar um Sistema de Gerenciamento da Qualidade uniforme, aceito por empresas e entidades em todo o mundo. Hoje, se uma empresa em qualquer lugar do planeta, procura por um fornecedor, um dos requisitos fundamentais que ela vai exigir para a contratação é se esse fornecedor possui, ou não, um SGQ baseado na Norma ISO 9001. Se competir no mercado externo é uma decisão da empresa, é indispensável saber que muitos países já adotam como requisito que o fornecedor seja certificado por essa Norma. No mercado interno, as vantagens são similares, pois, mesmo que seu cliente não tenha o nível de exigência do cliente externo, a sua empresa poderá, ainda assim, oferecer produtos e serviços que possuem aceitação internacional. A certificação é, sem dúvida, uma poderosa ferramenta mercadológica. 
  2. Aumento do nível de satisfação do cliente
    A satisfação do cliente é um dos princípios básicos na adoção de um Sistema da Qualidade fundamentado na Norma ISO 9001. Planejar, elaborar e implantar o Sistema são ações que devem sempre priorizar os requisitos do cliente. Cliente satisfeito aumenta consideravelmente a possibilidade de sua retenção nas futuras negociações e de ele se tornar um cliente cativo. E clientes cativos trazem com eles novos negócios e certamente novos clientes. A fidelização do cliente é um dos segredos para se ter lucros maiores.
  3. Melhor integração dos processos
    As melhorias introduzidas em um processo são mais bem compreendidas se cada etapa desse sistema é detalhada. A Norma ISO 9001 foi concebida sob esse conceito. É mais fácil, então, implantar melhorias e cortar custos no processo, pois se pode avaliar o quanto, quando e como uma das suas etapas pode influir no todo. Assim, eliminam-se as perdas que, cedo ou tarde, aparecem em processos mantidos inalterados por longos períodos sem uma detida observação e uma análise crítica das suas ineficiências. É possível, também, se obter melhor fluxo do processo quando ele é usado visando a aumentar a sua eficiência e a reduzir os erros e os retrabalhos, isto é, em um processo enxuto. Dessa forma, a adoção da Norma resulta em uma redução de custos.
  4. Melhor tomada de decisão respaldada por evidências
    Em um Sistema de Qualidade baseado na Norma ISO 9001 as decisões somente são tomadas com base em evidências. Assim, é muito mais fácil entender em quais setores concentrar seus recursos para que eles resultem no aumento da eficiência e na redução dos custos. Por outro lado, torna-se um jogo de tentativa e erro quando se usa a intuição para tomar decisões. Se você monitora o processo que deseja melhorar, você também pode medir essa melhoria e de avaliar a eficácia da sua decisão com maior precisão e em menor prazo.
  5. Criação de uma cultura de melhorias contínuas
    Um Sistema de Qualidade baseado na Norma ISO 9001 traz embutido nele uma cultura de melhorias contínuas nos seus processos. Com ele, resultados organizacionais são mais fácil e mais rapidamente encontrados e identificados em quais setores eles podem ser mais eficientemente alterados, assim como em quais você pode alcançar uma redução de custos. Isto é obtido porque o SGQ emprega procedimentos sistematizados na solução de eventuais problemas nos processos, reduzindo, assim, o impacto desses problemas e o tempo de recuperação para se voltar a produzir em ritmo normal. O uso e o aprimoramento racional desses procedimentos fazem com que a empresa, ano após ano, usufrua dos benefícios dessa nova cultura.
  6. Maior participação dos empregados
    Ninguém melhor do que o pessoal que trabalha com o processo para identificar, avaliar e apontar com precisão os setores que necessitam de melhorias. Uma vez que os empregados se sintam participantes do processo, eles se motivam mais facilmente para testar e para implantar essas melhorias. Empregados engajados são bem mais produtivos e prestam uma inestimável ajuda para que a empresa melhore suas vendas e economize ainda mais, sobretudo se eles entendem que o processo de qualidade depende deles. 

Angelo Gil P Rangel
(Com base no artigo de Mark Hammar intitulado Six Key Benefits of ISO 9001 Implementation)

 

Precisa de ajuda?